Quem sou eu!

Minha foto
"NENHUMA DROGA NESSE MUNDO PODE DAR MAIOR SENSAÇÃO QUE A PRÓPIA VIDA" SOU, DE ONDE NÃO SE ESPERA... O QUE SE OLHAM, MAS NÃO SE VÊ... O QUE TEM, MAS VAI CHEGAR... O CANSADO,FORTE NA LUTA... O QUE FALA, NA CERTEZA DA FÉ... O QUE ÉRRA, MAS CORRIGE... O QUE SORRI, MAS NINGUEM VÊ CHORAR... O QUE CORRE, SEM SE CANSAR... O QUE SACODE A POEIRA, PRA DAR A VOLTA POR CIMA... O QUE TROCA MUITAS IDÉIAS, POR UMA GOPTINHA DE AMOR: TAMBÉM... SOU, UM ESCOLHIDO DE DEUS! EXISTEM COISAS QUE PALAVRAS NÃO PODEM EXPLICAR.

Matrix o filme! "Prédefinição anti cristo"

Apesar das inúmeras frases apelativas que existem no filme The Matrix, a que mais chama atenção encontra-se exatamente no final do filme, no qual Neo declara por telefone:
- (...) não estou querendo dizer como isso vai terminar, mas sim, como vai começar (...) vou mostrar para todas estas pessoas como é a vida sem VOCÊ (...) um mundo sem regras, sem limites ou barreiras.
A partir deste texto vamos expor quem é esta pessoa tão ameaçadora ao qual Neo quer eliminar.
1- O quê é Matrix?
O nome Matrix além do significado matemático (número complexo cujos termos, agrupados em quadro retangular, permitem operações algébricas, aplicáveis sobretudo à teoria do átomo) também significa o útero, o lugar onde alguma coisa se gera ou cria. Numa tradução livre, tratando-se de origem, encontraría-mos ainda o termo Gênesis para designá-la. Todas nossas bases e crenças religiosas encontram-se em Matrix e, segundo Neo, devem ser desmentidas. Morpheu quem declara: - você sente Matrix quando vai ao mercado, quando vai a igreja (...) você está sendo controlado Neo (...) você precisa liberar sua mente. "Liberar sua mente" é o mesmo termo espírita conhecido por nós como "você precisa se desenvolver". A única base religiosa apoiada por Matrix é esta, pois todos os participantes devem consultar o oráculo, tal qual Harry Potter fez inconcientemente ao ver seus pais num espelho mágico (necromancia) e Frodo ao olhar pelo espelho de Galadriel (astromancia).
2 - A Trindade Satânica
Tal qual nós temos a nossa trindade santa (ciente de que a palavra "trindade" não existe na bíblia, mas sua base é incontestável), o Apocalipse apresenta-nos a trindade demoníaca, a qual dominará o globo política, social e religiosamente:
A Besta (Pai), o Anti-Cristo (Filho) e a Prostituta (Espírito Santo).
Todos encontram-se de forma simbólica neste filme:
Morpheu
Tanks quem define: "Morpheu, você foi mais que um líder para nós. Você foi um pai". Morpheu (Morpheus é o deus do sono e dos sonhos na mitologia romana. É também o outro nome de Sandman, o senhor dos sonhos, o enigmático personagem do mago dos quadrinhos Neil Gaiman. Provável referência dos diretores de Matrix, Gaiman também se utiliza do cinema, da literatura e mitologia pra compor histórias onde a realidade possui várias e instigantes camadas), tipifica aqui a besta que dá poderes ao Anti-Cristo. Note que Morpheu tem todo conhecimento e intelecto para cumprir a missão de libertar a humanidade de uma cadeia da realidade-virtual, no entanto não o faz; mas designa Neo para fazê-lo.
Neo
A simbologia do nome Neo é ampla. Em latim, significa o novo, o moderno (pode ser uma alusão de Neo como novo membro do grupo). Em inglês, é um anagrama de ONE (Neo seria "The one" - o escolhido). As letras N, E, e O são encontradas em Anderson nessa ordem: aNdErsOn. O nome ThOmas ANdErson concentra a idéia de que ele é Neo e ao mesmo tempo The One. O escolhido, o salvador, o messias. Este é Neo. Uma correlação explícita com Jesus Cristo, o Deus filho, a fim de substituí-lo, tal qual a missão do Anti-Cristo, que fará prodígios com o poder dado-lhe pela besta e com a força econômica-religiosa simbolizada pela prostituta (Neo morre e ressuscita após dois minutos com o beijo de Trinity). Note como os últimos filmes embalados pelo movimento New-Age possuem um escolhido, um eleito, um premeditado, que não é outro senão o Anti-Cristo, que quer tomar o lugar de Jesus qui na Terra; daquele ao qual Neo refere-se como "VOCÊ" em nosso texto inicial.
Trinity
Numa alegoria para passar-se pelo falso Espírito santo, Trinity, tal qual a meretriz apocalíptica, é quem dá a base religiosa e o sustento econômico: Trinity beija Neo e ele retorna a vida, uma interpretação é que simbolicamente o beijo de Trinity é uma declaração do amor que faz renascer Neo e o transforma no escolhido, o eleito, o premeditado.
3 - As Simbologias
Simbologias confirmadas pelos próprios autores do filme:
Cypher
Cifra, zero (o número 0). Neo é The One e Cypher (que é uma alusão a Lúcifer - Cypher, o traidor do grupo, bem pode ser uma referência ao diabo vivido por Robert de Niro em Coração Satânico, de Alan Parker: Louis Cypher. Lúcifer) é o zero. Então, juntos, ambos são 0 e 1, os dois dígitos do Sistema de Números Binários usados em computadores. E os dois são opostos no filme porque trabalham para diferentes fins.
Nave Nabucodosor
Recebe o nome do rei babilônico que invadiu e destruiu Jerusalém. A cidade onde, no filme, ainda vive os últimos remanescentes da raça humana é chamada Sião (Zion) que é o nome de uma localidade judáica que é citada nos salmos bíblicos como o lugar que permanece para sempre. E Sião é o grande mistério do filme. É a única referência de presente mas nunca é mostrada. O desenrolar da trama só mostra imagens do passado e do futuro. Negando, definitivamente, McLuhan que definia todos os tempos como contemporâneos do presente histórico e, confirmando que para a imagem numérica só existe passado (déjà-vu) e futuro (déja-lá).
Nave Osíris
Nave vista somente na pequena animação Animatrix. Deus grego da alegria. Cuidava dos vinhos e encarregava-se do espírito de bebedeira nos homens, tal qual o Zé-Pilintra.
Apoc
Uma redução de Apocalipse, que diz que um monstro com um dente na garganta destruirá o mundo por uma invenção humana. Seria uma alusão a apócrifo que é como são chamados os textos cuja autenticidade é duvidosa ou suspeita, ou não reconhecida pelo magistério eclesiástico.
Mouse
Nome com dois significados claros: um periférico de computador movido com a mão sobre uma superfície plana para controlar a posição de um cursor na tela; e o mamífero roedor, numa referência ao fato do personagem ser o menor membro do grupo.
Quartos de Trinity e Neo
Quando os policiais perseguem Trinity na cena inicial, o número é 303 (uma trindade?). O quarto de Neo é o 101. Coincidência ou não ( ou como diria Jung, não há coincidência, mas sincronicidade...), Matrix, Trinity, Morpheus, 303 e 101 são todos marcas ou modelos de sintetizadores de música.
As palavras ditas pelo "cliente" de Neo no começo do filme parecem querer despertá-lo para a verdade: "Você é meu salvador! Você não existe!"
Siga o coelho branco
"Siga o coelho branco". Quando Neo obedece à instrução, encontra Morpheus, que diz a Neo: "Você vai descobrir quão funda é a toca do coelho" - "quão profundo é o inferno". É o coelho branco quem leva Alice ao País das Maravilhas de Lewis Carrol.
Cyberpunk
A cultura cyberpunk é uma das referências básicas do filme. Trata-se duma outra forma de demonstrar uma vida infernal e abalada. Neuromancer, de William Gibson, e Piratas de Dados, de Bruce Sterling, publicados em meados da década de 80, são as pedras fundamentais da literatura cyberpunk. O movimento teve origem na ficção científica, mas imagina um futuro sombrio e ultraviolento, onde a realidade virtual, mundos paralelos, controle financeiro de grandes corporações e a ação dos hackers formam o cenário. Sua gênese é atribuída ao escritor Anthony Burgess (de Laranja Mecânica) e Philip K. Dick, autor de Blade Runner. Cidade das Sombras e Blade Runner, sci-fi de Ridley Scott, são dois grandes exemplos da cultura cyberpunk no cinema.
Coincidentemente, Johnny Mnemonic, a bomba cibernética estrelada por Keanu Reeves, foi baseado em um conto de William Gibson.
Música de fundo
A música de fundo do encontro entre Neo e o Oráculo é de Duke Ellington, "I'm Beginning to See the Light", uma referência ao processo vivenciado pelo personagem. Na sala de espera, onde Neo encontra o garoto budista "Não Existe Colher", a televisão mostra Night of the Lepus, de 1972, um clássico do terror B na linha "vingança da natureza", em que coelhos gigantes se transformam em assassinos. Ao deixar o apartamento do Oráculo, a tela da TV mostra um homem ameaçador em uma capa preta. A imagem pertence a uma antiga série de TV de 1967, The Prisioner.
Quando Neo implora a Tank pelo telefone para que o tire do espaço virtual da Matrix, Neo diz "Mr. Wizard, tire-me daqui". É uma referência ao desenho dos anos 60 Tooter Turtle. Em cada episódio, a tartaruga Tooter sempre anseia ser o que não é, e conta com uma mãozinha do lagarto feiticeiro Mr. Wizard (Sr. Mago) para se transformar em qualquer outra coisa. Como Tooter sempre se mete em encrenca, ele deve chamar Mr. Wizard e voltar para casa com as palavras mágicas: "Drizzle, drazzle, druzzle, drome, time for this one to come home."
Simulacro e Simulação
Neo esconde seu dinheiro em um livro chamado "Simulacro e Simulação", clássico ensaio teórico do filósofo Jean Baudrillard, um dos pensadores a focalizar a influência da mídia sobre a apreensão da realidade. Quando Neo abre o livro, aparece o capítulo "Sobre o niilismo". Denotando que Neo vivia infeliz e insatisfeito com os limites apertados de sua existência.
Carrie-Anne Moss (Trinity)
Interpretou Liz Teel na série de TV "Matrix", de 1993. Na série, Steven Matrix é um bandidão que morre e vai parar em um purgatório onde vê os rostos de todos os homens e mulheres que assassinou. Matrix então ganha uma segunda chance, acorda em um hospital e deve começar a praticar boas ações para escapar do inferno.
No final do filme, Neo sai de dentro de uma cabine telefônica, olha para o alto e voa... Só falta o "S" no peito de outro grande símbolo do Anti-Cristo.